InícioPortalFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

 

Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Autor Mensagem
Ails
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Idade : 27 Data de registro : 19/02/2009 Nº de mensagens : 683
Ranking
Nível:
5/1337  (5/1337)
Pontos:
0/10  (0/10)

MensagemAssunto: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Sex Abr 03, 2009 11:36 pm

The Way of the Pixel Artist

Pixel Art Technique Compendium
um tutorial escrito por ceddo
link original: http://www.zybez.net/community/index.php?showtopic=724901


Este é um tutorial sobre pixel art.
Durante este guia, eu gostaria de apresentar aos aspirantes a pixel artista destes fóruns algumas técnicas extremamente úteis que os ajudará no caminho para se tornar um ótimo pixel artista. Algumas são bem básicas, mas outras necessitam de muita prática para aperfeiçoar. Leia este guia, e você provavelmente aprenderá algo útil.

Muitos tutoriais parecem apenas falar e falar, e ficar muito cançativo de se ler depois de algum tempo. Mas eu estou tentando deixar meu guia o mais curto e conciso possível, ao mesmo tempo tendo certeza de que tudo faz sentido. Você pode usá-lo como uma rápida referência às técnicas de pixel art que você conhece.

O que estarei lhe ensinando neste tutorial?
- Como trabalhar com linhas limpas.
- Como criar linhas e círculos limpos.
- O que é Dithering, e quando usá-lo.
- Como fazer sombreamento corretamente, e o que não fazer.
- Como fazer sombras de objetos.
- Como suavizar as linhas para não parecerem tão "pixeladas"




Citação :
Linhas Limpas

Não é realmente uma técnica, mas uma regra para todos os pixel artistas. Deixe suas linhas limpas deixando-as com 1 pixel de largura... minha imagem explica isso:



Detalhe: não comece seu lineart com linhas limpas. Você fará um desenho muito melhor se começar com um rascunho do que você quer (tão sujo quanto necessário), e depois ir limpando as linhas.




Citação :
Linhas retas e círculos perfeitos

Linhas Retas


Você já ouviu falar da Ferramenta Linha (Line Tool)? Você provavelmente já a usou. Mas não use a Line Tool para pixel art denovo, a não ser para fazer linhas retas perfeitas. (Segure "Shift" enquanto usar a ferramenta para fazer linhas perfeitamente retas. Funciona com a maioria dos programas) Porquê, você pergunta? Porque o resultado serão linhas tortas e sujas (sim, quando eu digo suja, eu quero dizer, a mesma sujeira da seção anterior)! Aqui está alguns exemplos de ângulos de linhas usados normalmente. Os números representam o padrão da linha.
Ex: 2 / 1
2 = avanço no eixo 'y' (vertical) e 1 = avanço no eixo 'x' (horizontal)



Claro que existem mais linhas, como 3/1 ou 1/4, mas o que eu quero dizer é que se você manter suas linhas regulares, e seguir um bom padrão, terá um trabalho mais limpo que nunca.

Círculos Perfeitos

Sim, irei dizer exatamente a mesma coisa sobre círculos que eu disse sobre linhas. Dessa vez, o motivo é que pixel art é uma arte de baixa resolução. Tão baixa que as fórmulas matemáticas de programas como o MS Paint ou Photoshop usam nos dão uma aproximação da forma que queremos, e o resultado é um círculo sujo e torto. Com o pixel art, é relativamente fácil fazer círculos perfeitos, mas é necessário prática para fazê-los no começo. Aqui estão os passos para fazê-los:



1. Dependendo do tamanho do círculo, o padrão para colocar os pixels muda. Por exemplo, para esse círculo de tamanho médio, eu usei 2,2,1,1,2,2. Uma vez que você tenha terminado esse 1/4 do círculo, copie, cole e inverta ele e coloque em baixo.

2. Você tem um semi-círculo, com um padrão de 2,2,1,1,2,4,2,1,1,2,2 pixels.

3. Copie o semi-circulo, cole e inverta e você terá um círculo!

4. Alguns exemplos de círculos que eu fiz, para mostrar como fazê-los em tamanhos diferentes.

Você provavelmente percebeu que escolher os padrões corretos para fazer os círculos é a parte mais difícil. Demorou um pouco para que eu conseguisse fazer uma esfera perfeita na primeira vez que eu pratiquei isso. Uma vez que você tenha feito alguns, você pegará o jeito, e os seus círculos começarão a ficar perfeitos.




Citação :
Dithering

A técnica mais básica do pixel art, e provavelmente a primeira que você deva aprender. Consiste de criar um padrão de duas cores, para dar a ilusão de que existem mais cores. Também pode ser usado para se criar texturas.
Nota: Não abuse! Muitos iniciantes no pixel art acabam se tornando religiosos do dithering. Dithering não é tão necessário.



Essa é uma boa demonstração de padrões de dithering (400% do tamanho real). Perceba que eu usei apenas duas cores (roxo à esquerda e laranja à direita), mas cria-se a ilusão de que há mais cores. Porque isso é útil? Primeiro porque economiza muitas cores. Quanto menos cores, menos tempo você gastará para escolhê-las. E em muitos casos, é uma ótima maneira de dar uma textura ao objeto, como o tronco irregular de uma árvore ou roupas amassadas.

O que eu sugiro que você não faça, é usar dithering em superfícies refletoras (como uma janela ou metal polido). Superfícies refletoras são assim porque são extremamente lisas e duras, e não ficarão bem se você der uma textura áspera à elas.




Citação :
Sombreamento

É aqui que muitos iniciantes erram. Só há uma forma de sombrear. A correta. Uma das formas mais comuns de erro é o Pillow-Shading (sombreamento 'travesseiro', se fosse traduzido). Pillow é quando você pega o objeto que está tentando sombrear e vai fazendo as bordas mais escuras e vai clareando até o centro.
O resultado é uma interpretação um tanto grotesca de uma almofada macia, de onde vem o nome Pillow. Aqui está uma demonstração do que é pillow-shading, e a forma correta de sombrear:



Me diga... qual dessas duas esferas parecem mais reais? Você provavelmente escolheu a de baixo, e a razão: ela tem uma fonte de luz. A seta mostra de onde a luz está atingindo a esfera, e é aí que a cor é a mais clara. A com pillow não parece real, porque não tem uma fonte real de luz. A única fonte possível seria entre o espectador e a esfera (no centro) que é impossível, já que não podemos vê-la.
Além disso, se ignorarmos isso, colocar a fonte de luz no centro é uma terrível escolha de desenho, e outros objetos na cena teriam que ser sombreados de acordo com a mesma fonte de luz. (ex: com a fonte no centro, uma esfera colocad à esquerda dela teria mais sombras do lado esquedo)

Agora que eu (espero) te convenci a nunca mais fazer pillow-shade, eu vou ensinar como fazer sombras corretamente. Eu só posso te ensinar isso, já que sombreamento é uma técnica que exige muita prática. De qualquer modo, eu posso te guiar no caminho.

O segredo de sombrear corretamente parece simples, mas na verdade não é. Uma vez que você tem um rascunho da cena que você quer fazer, a primeira coia que você deve fazer é escolher uma fonte de luz. A fonte é de onde a luz vem. Depois de ter feito isso (vamos dizer que sua fonte de luz é um sol da tarde, meio que no topo da imagem), você pode determinar quais superfícies serão atingidas pela luz e quais ficarão nas sombras (o lado esquerdo de um pilar ficará mais escuro que o direito, nesse caso)



Para objetos simples como esse, você pode determinar facilmente onde a sombra será projetada no chão. Como ilustrado na imagem, arraste uma linha de uma extremidade da fonte de luz atravéz do mesmo lado do objeto. Repita com a outra extremidade e você tem uma sombra perfeitamente projetada.




Citação :

Anti-Alias

Você já leu a minha seção sobre linhas limpas, e agora estamos indo para uma técnica mais avançada do pixel art. Talvez você já tenha ouvido falar de anti-alias (AA) antes, talvez não. De qualquer modo, irei explicar.

Você provavelmente já fez um lineart preto num fundo branco antes, certo? Você percebeu como as linhas ficam "serrilhado" ou "pixeladas"? Isso é por causa do alto contraste entre o preto e o branco. Anti-alias pode ajudar a acabar com essas linhas serrilhadas, e torná-las linhas beeeem suaves. Ex:



Perceba como a versão à direita é muito mais suave do que a da esquerda. Anti-alias usa um método de média entre duas cores (nesse caso (preto + branco) / 2 = cinza!) para suavizar a diferença de contraste. Eu não uso apenas uma cor para suavisar isso tudo, porque preto e branco são os maiores contrastes possíveis, então eu preciso outra cor média entre o cinza e o branco para deixar o mais suave possível.

Resumo dos termos usados nesse tutorial:

Dithering - Criação de padrões entre duas cores para se dar a ilusão de que há mais cores. Também usado para criar texturas.
Anti-Alias (AA) - Suavização de linhas, usando tons médios
Pillow-Shading, ou apenas Pillow: Sombreamento do centro para fora, um erro
_________________


Última edição por Ails em Ter Abr 07, 2009 8:21 pm, editado 8 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.oficinadejogos.com.br/pixelparadise/Pixel%20Paradise/
Ails
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Idade : 27 Data de registro : 19/02/2009 Nº de mensagens : 683
Ranking
Nível:
5/1337  (5/1337)
Pontos:
0/10  (0/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Sex Abr 03, 2009 11:37 pm

Ufa! Foi difícil traduzir tudo isso, mas já que eu não sou muito bom para escrever tutoriais, faço meu melhor possível para trazer bons tutorias pra cá, enjoy!
_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.oficinadejogos.com.br/pixelparadise/Pixel%20Paradise/
Aine
Andarilho
Andarilho
avatar

Feminino
Idade : 27 Data de registro : 27/02/2009 Nº de mensagens : 74
Ranking
Nível:
1/100  (1/100)
Pontos:
6/10  (6/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Sab Abr 04, 2009 3:28 am

muito boa a tradução, principalmente a parte do AA, q eu nunca entendi direito oq era, vlw =D
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.pensevoe.blogspot.com
Joel
Ilhado
Ilhado


Masculino
Idade : 29 Data de registro : 28/02/2009 Nº de mensagens : 11
Ranking
Nível:
1/100  (1/100)
Pontos:
1/10  (1/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Sab Abr 04, 2009 4:32 pm

Excelente tradução Ails!

Vai ser de grande ajuda para mim e para muitos

Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
djonata
Ilhado
Ilhado
avatar

Masculino
Idade : 29 Data de registro : 15/03/2009 Nº de mensagens : 39
Ranking
Nível:
1/100  (1/100)
Pontos:
6/10  (6/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Sab Abr 04, 2009 6:49 pm

\o

Boa, Ails!

Só um detalhe. Eu conheço por 'Serrilhado' e não 'Dentilhado' :)
Sei lá quem está certo :D
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.meadiciona.com/djonata
Ails
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Idade : 27 Data de registro : 19/02/2009 Nº de mensagens : 683
Ranking
Nível:
5/1337  (5/1337)
Pontos:
0/10  (0/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Sab Abr 04, 2009 6:57 pm

djonata escreveu:
\o

Boa, Ails!

Só um detalhe. Eu conheço por 'Serrilhado' e não 'Dentilhado' :)
Sei lá quem está certo :D

Eu tinha esquecido a tradução certa, vlw
_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.oficinadejogos.com.br/pixelparadise/Pixel%20Paradise/
Alones
Explorador
Explorador
avatar

Masculino
Idade : 25 Data de registro : 31/03/2009 Nº de mensagens : 120
Ranking
Nível:
2/100  (2/100)
Pontos:
7/10  (7/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Ter Abr 07, 2009 11:57 am

O tutorial tá foda. Eu só achei meio nada-a-ver a parte do anti alias. A imagem que ele usou pra ilustrar ficou feia por causa do Anti Alias mal aplicado imo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ails
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Idade : 27 Data de registro : 19/02/2009 Nº de mensagens : 683
Ranking
Nível:
5/1337  (5/1337)
Pontos:
0/10  (0/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Ter Abr 07, 2009 6:33 pm

Fiz um outro exemplo pra anti-alias e coloquei la
_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.oficinadejogos.com.br/pixelparadise/Pixel%20Paradise/
R@f@el toh na bo@
Explorador
Explorador


Masculino
Idade : 21 Data de registro : 28/02/2009 Nº de mensagens : 188
Ranking
Nível:
1/100  (1/100)
Pontos:
1/10  (1/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Ter Abr 07, 2009 7:49 pm

Ta muito bom o tutorial mesmo. O único errinho que encontrei foi esse aqui:
Citação :
Perceba como a versão à esquerda é muito mais suave do que a da direita.

Seria o contrario, direita mais suave que o da esquerda).

No mais da beleza, muito bom =D

Goodbye :joia:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ails
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Idade : 27 Data de registro : 19/02/2009 Nº de mensagens : 683
Ranking
Nível:
5/1337  (5/1337)
Pontos:
0/10  (0/10)

MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   Ter Abr 07, 2009 8:19 pm

Hehe, troquei a imagem e nem prestei atençao ao texto ^^'
_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.oficinadejogos.com.br/pixelparadise/Pixel%20Paradise/
Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist   

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tutorial traduzido - The Way of the Pixel Artist

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum: Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pixel Paradise :: Pixel Art :: Tutoriais -